segunda-feira, 29 de junho de 2009

Teologia da Libertação

Após o Concílio do Vaticano II, acontece a 2ª Conferência do Episcopado Latino Americano que também influenciou, dentro do contexto latino americano, o desenvolvimento da Teoria da Libertação. A partir da déc. 70, a teoria da Libertação começa a se desenvolver principalmente na América Latina, onde estava em destaque a Teoria da Dependência que possui inspiração marxista.
A Teologia da Libertação tem como ponto de partida uma reflexão sa situação de pobreza à luz da fé cristã e não só materialmente.
Os membros da Igreja, ligados à Teologia da Libertação convocam o povo cristão a uma ação política para a consttução de uma sociedade mais justa e solidária. Existe forte influência dos ideais da Teoria da Dependência, que conforme citado anteriormente possui fortes traços marxistas. Dentro dessa concepção os problemas sociais seriam consequência da conjuntura social e econômica que se apresenta injusta para com os mais pobres.
Dentro dessa concepção, os teólogos entendem o pobre como sujeito de sua própria transformação, não como objeto de caridade.


Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário